segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Exposição de Presépios

Como prometido apresentamos as fotos da exposição dos Presépios elaborados pelas nossas turmas e expostos na Igreja da Lapa. 

(Para ver a apresentação clique na foto anterior.)
(Para uma melhor experiência de visualização instale o Google Chrome - carregamento de páginas web mais rápido)

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

O PIEF dos Arcos Deseja....

A todos um Bom Natal e Festas Felizes




As turmas PIEF participaram na atividade "POSTAL DIGITAL 2011" juntamente com outras do nosso Agrupamento.  Foi selecionada uma imagem por cada turma e trabalhada a mensagem que acompanha cada um dos postais.


quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Elaboração dos Presépios 2011




http://megaswf.com/serve/1468186
As turmas PIEF, participaram uma vez mais na construção dos Presépios de Natal. Este ano sob o lema da consciência ecológica. Reutilização, reciclagem de materiais e economia de recursos.
Assim, os nossos alunos utilizando materiais como cartão, papel, tecido, tampas plásticas, borras de café, areia, pedaços de granito e restos de outros materiais do Natal passado, deram azo a sua imaginação e criaram as obras que serão expostas na Igreja da Lapa em Arcos de Valdevez.
Esta participação insere-se na atividade  "Natal na Rua" em colaboração com a ACIAB (Associação de Comercial e Industrial de Arcos de Valdevez e Ponte da Barca).




Brevemente serão publicadas as fotografias dos presépios expostos na Igreja da Lapa.




segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Comemoração da Convenção Internacional sobre os Direitos da Criança

Este ano, uma vez mais, voltámos a participar na comemoração da Convenção Internacional dos Direitos das Crianças.

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Corta mato escolar

Estádio Municipal Arcos de Valdevez






No dia 14 de Novembro realizou se mais uma vez o Corta Mato do nosso Agrupamento no Estádio Municipal, com a participação de muitos alunos das escolas de Arcos de Valdevez e Sabadim.

Este ano, ao contrário do ano anterior, os alunos das turmas Pief ficaram-se pela participação... nas bancadas.

domingo, 13 de novembro de 2011

Escolas temem que governo abandone alunos “problemáticos”

FONTE: http://www.ionline.pt/portugal/escolas-temem-governo-abandone-alunos-problematicos#.Tr68fAI75m0.email

Por Kátia Catulo, publicado em 12 Nov 2011 - 02:00 | Actualizado há 1 dia 15 minutos
Entidade que coordena o programa para alunos “difíceis” foi extinta, mas a Segurança Social garante ao i que vai assegurar esta função

São quase 3 mil adolescentes que neste ano lectivo só estão na escola porque houve alguém que os foi buscar. Assistentes sociais, educadores, professores ou sociólogos entraram nos bairros onde moram e surpreenderam-nos a não fazer nada ou então a fazer o que não deviam. São miúdos que se chatearam com a escola, só que alguém conseguiu convencê-los a fazer mais uma tentativa. Estes são os alunos que estão agora em turmas do Programa Integrado de Educação e Formação (PIEF), uma iniciativa que depende do Programa para a Inclusão e Cidadania (PIEC), uma estrutura que vai ser extinta em Dezembro no âmbito da redução e da melhoria da administração central do Estado.
A decisão chegou de supetão, alarmando directores, professores e coordenadores do projecto. No princípio deste mês, o conselho directivo do Instituto da Segurança Social (ISS) comunicou aos responsáveis do PIEC que a estrutura teria de ser dissolvida até 31 de Dezembro. O anúncio foi feito dois meses após o início do ano lectivo e quando os projectos curriculares já estavam aprovados pelas direcções regionais de educação e as turmas com os professores atribuídos e a ter aulas. Todos temem agora o fim desta iniciativa, uma vez que não houve qualquer indicação sobre a sua continuidade. O i apurou que o Instituto de Segurança Social e o PIEC deviam ter tido ontem uma reunião. Em cima da mesa estaria uma proposta para estender este projecto pelo menos até Agosto de 2012, permitindo a estes alunos concluir o ano lectivo. O encontro, porém, terá sido adiado para data a definir.
O i procurou saber com insistência junto dos ministérios da Segurança Social e da Educação e Ciência e ainda do Instituto da Segurança Social qual o futuro destes alunos a partir de Janeiro. A resposta chegou ao fim do segundo dia de espera. O conselho directivo do Instituto da Segurança Social assegurou ao i que, após a extinção do PIEC, vai assumir as funções desenvolvidas por aquela entidade: “Importa esclarecer que o Programa para a Inclusão e a Cidadania tem sido desenvolvido no âmbito do Instituto da Segurança Social, pelo que apenas está em causa a extinção da estrutura de missão, e não do programa em si”, esclareceu fonte do instituto.
Será portanto o ISS a assegurar este programa a partir de 2012, mas essa garantia não é suficiente para tranquilizar as direcções escolares, que querem saber em que moldes e com que meios vão passar a contar. Se a solução da tutela passar por transferir os alunos das turmas PIEF para o ensino regular, os perigos são muitos, adverte Francisco Soares, do agrupamento Neves Júnior, em Faro: “Estaremos não só a pôr em causa o rendimento escolar das outras turmas como a pôr a segurança de alunos e professores em risco.” Tratando-se de jovens “problemáticos e muitas vezes com um historial de violência”, o director das escolas de Faro avisa já que é urgente equacionar os problemas de indisciplina que uma decisão destas pode provocar nas escolas.
Grande parte do sucesso desta iniciativa está nas mãos dos técnicos de intervenção local (TIL) – sociólogos, assistentes sociais, educadores, psicólogos, etc. –, que foram contratados através do PIEC para apoiar famílias e alunos integrados no programa. Cada turma tem pelo menos um destes técnicos a acompanhar os alunos e as suas famílias. Cabe-lhes fazer quase todo o trabalho fora da sala de aula. Vão à procura dos miúdos quando não aparecem na escola, levam as adolescentes às consultas de planeamento familiar, trabalham com eles as relações pessoais, ajudam os pais a lidar com burocracias. Os TIL são indispensáveis, alerta o director do Agrupamento de Escolas da Apelação. Basta descrever o que estes mediadores fazem em Loures no âmbito do PIEF: “Se tiverem de ir buscar um aluno à meia-noite ao bairro vão; se receberem uma chamada a meio da tarde porque houve um problema com as famílias lá vão eles outra vez; se for necessário acompanhar estes alunos de manhã à noite, eles estão sempre disponíveis”, explica Félix Bolaños.
São técnicos que desempenham a função de tutores ou de encarregados de educação, explica Francisco Soares, do agrupamento de Escolas Neves Júnior: “Os técnicos estão com estes alunos durante os intervalos, interferem nos seus conflitos e acima de tudo desenvolvem relações de afectividade com adolescentes que nunca tiveram acesso a um bem tão essencial como é o carinho.” E são também estas as razões para a vice-presidente da escola de Valdevez soltar o desabafo. “Sem os TIL não sei como vai ser”, confessa Natércia Ventura, esclarecendo que, mesmo que as escolas tivessem recursos para manter este projecto, faltar-lhes-ia autonomia para tomarem decisões. Daí que só reste esperar por novas indicações.

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Turmas PIEF 2011-2012

O presente ano letivo arrancou com a constituição de duas turmas PIEF que englobam 32 alunos a frequentar as atividades letivas desde o 5º ao 9º ano de escolaridade.


domingo, 31 de julho de 2011

Actividade realizadas no ano lectivo 2010-2011

Cronograma de Actividades:

6 de Outubro – “24 horas pelo Combate à Pobreza e Exclusão Social”

Momento solene com Içar da bandeira Contra a Pobreza e Exclusão Social pelo Director do Agrupamento;

Afixação de Faixas alusivas à Pobreza e Exclusão Social.

Exposição fotográfica “Actividades realizadas pelas turmas PIEF ao longo do Ano Europeu C.P.E.S.

Projecção de filmes sobre “Pobreza e Exclusão Social”; apresentação das actividades e participações dos jovens das turmas PIEF em diversas actividades ao longo do ano;

Construção do Mural “ O Olhar jovem sobre a Pobreza e Exclusão Social”;

Divulgação de folhetos sobre o PIEC e sobre o Ano Europeu Contra a Pobreza e Exclusão Social.

27 de Outubro _ Criação de Presépios _ Concurso a ser levado a cabo no decorrer da Festa de Natal das Turmas PIEF do Alto-Minho.

2 de Novembro _ Projecto “Dar Voz ao Silêncio” - CVP Delegação de Arcos de Valdevez

18 de Novembro – Participação no corta-mato escolar.

15 de Dezembro – Organização do Encontro / Festa de Natal das Turmas PIEF do Alto-Minho. Representação de peças teatrais;

Declamação dos Direitos da Criança.

15 de Dezembro a 7 de Janeiro _ Exposição dos Presépios na Igreja da Lapa - Arcos de Valdevez.

18 de Janeiro – Visita da Directora Nacional e Coordenador Regional Zona Norte do PIEC.

Declamação dos Direitos da Criança

Representação de alguns sketches como o “Bucha e Estica, “Funerária” e “Açúcar ou veneno?”

25 de Janeiro - Marcha pela Vida – Elaboração/criação e produção da Faixa que encabeçará a mesma, No âmbito das comemorações dos 70 anos da Liga Portuguesa contra o Cancro.

15 de Fevereiro – Visita de estudo - Ida ao Teatro "Era uma vez um dragão"; e Navio Gil Eannes.

23 de Fevereiro – Visita de estudo _ “O mundo dos Dinossauros”; Castelo de Guimarães e Paço dos Duques.

Torneio Inter-turmas PIEF de Futebol de 7

1ª mão – 9 de Maio - Arcos de Valdevez

2ª mão - 12 Maio – Ponte de Lima

Apuramento - 2 Junho – Vila Nova de Cerveira; Visita às muralhas de Valença e Museu do Bombeiro.

Final - 9 Junho – Vila Nova de Gaia; Visita ao SeaLife.

15 de Março – Semana da Leitura –, apresentação da peça de teatro “Cinderela”; Declamação dos Direitos da Criança no âmbito da comemoração da Convenção dos Direitos da Criança.

Dia da Europa – Construção de elementos decorativos (PUB; Guarda inglês, Mapa de Portugal – Casas típicas;

Mapa de Portugal – Trajes típicos

18 de Março - Folheto sobre os riscos do ruído, a distribui pela comunidade escolar, no âmbito da “Semana da Ciência e Tecnologia 2011”, em articulação com a disciplina de TIC e Higiene e Segurança no Trabalho.

5 de Abril – Declamação dos Direitos da Criança e representação de uma peça de teatro, tendo sido convidados para assistir à referida peça, os alunos dos Infantários de Giela e de Vila Fonche no âmbito do Ano Europeu do Voluntariado e da Comemoração da Convenção dos Direitos da Criança

6 de Abril – Sarau da Multiculturalidade na Escola – Elaboração de diversos painéis que irão decorar o espaço da exposição.

1 de Maio - Dia da Mãe Decoração de caixinhas de madeira utilizando técnica do guardanapo, produção de flores em pasta de açúcar.

15 Junho – Projecto ReciclOhArte - Promoção da consciência ecológica: reciclagem de materiais, desenvolvimento da criatividade e destreza motora fina.

22 de Junho -  Feira Medieval – Representação da peça de teatro “Auto da Barca do Inferno”.

Julho – Portugal em Retalhos – No âmbito do Ano Europeu do Voluntariado - Produção de um retalho

Mobilizar os cidadãos, promovendo a responsabilidade individual e o exercício de uma cidadania activa, envolvente e participativa, através do incentivo a novas práticas de inovação social;

Contribuir para a partilha de uma cultura e identidade locais.

4 de Julho – Colóquio “os Jovens e a Escola – Boas práticas de Inclusão sócio-escolar” Participação/representação da peça de teatro “Auto da Barca do Inferno”; Entrega de Diplomas aos alunos Aprovados no 3º Ciclo.

Ao longo do Ano Lectivo – “Reciclar e Ajudar” – Recolha de tampas plásticas que conduzirão à angariação de verbas para auxiliar na compra de equipamentos (cadeira de rodas eléctrica, etc) para crianças/jovens em situação de exclusão social. 

PNL – Plano Nacional de Leitura

domingo, 24 de julho de 2011

Auto da Barca do Inferno

No dia 22 de Junho de 2011, os nossos alunos representaram a peça de teatro “Auto da Barca do Inferno” no decorrer da "Feira Medieval" dinamizada pelo Agrupamento de Escolas de Valdevez.



















quarta-feira, 18 de maio de 2011

Actividades do 2º Período

O filme que se segue retrata as diversas actividades realizadas no decorrer do 2º Período.

sábado, 14 de maio de 2011

Tarefa da Adivinha

Tarefa da Adivinha

A partir do poema Adivinha, de Eugénio de Andrade, em Oficina de Escrita, no âmbito da disciplina de Língua Portuguesa, os alunos das turmas PIEF de Arcos de Valdevez (9.ºH, 9ºI e 6ºI) criaram textos muito originais que se seguida ilustraram com criatividade.
A tarefa proposta foi a que de seguida se apresenta:

ADIVINHA
Não é galo nem galão
Nem padre nem sacristão
É um animal esquisito
Entre peru e pavão,
Tem barbas ruivas de milho
Tem olhos de crocodilo,
Rabo de gato ou de cão,
Ão ão, ão!
Eugénio de Andrade ( Aquela nuvem e Outras)

1. Vamos inventar o nome do animal a que a Adivinha se refere. Como? Com os nomes dos animais mencionados, escolhemos sílabas desses nomes e casámo-las.
Ex.
Galo + rato + crocodilo --------------- garradilo

2. Com a estrutura do jogo dos disparates, respondemos sucessivamente às seguintes perguntas:
Quem é?
Onde estava ou onde habita?
O que faz?
O que diz?
O que lhe respondem outros animais ou pessoas?
Como terminou tudo?

3. Enriquecer o texto anterior com adjectivos, nomes, onomatopeias que podem resultar do exercício seguinte:

Se for uma cor é__________ (visão)
Se tiver cheiro cheira a _____________(olfacto)
É ___________como (tacto)
Tem fala em _________________ onomatopeias
Quando assado ou preparado de qualquer outro modo sabe a ___________( gosto)

4. Agora desenhem o estranho “ bicho “ de modo a ocupar uma página A3 ou A4.

5. Seguidamente “recheiem” o bichinho com o vosso texto.

6. Está na hora de o apresentar aos “ novos colegas “ lendo-o com ritmos variados.

E assim… após diversas aulas de reescrita…nasceram os textos!
Ei-los!

terça-feira, 10 de maio de 2011

BD da Lenda da que mal pica

Os alunos das turmas PIEF de Arcos de Valdevez (9.ºH, 9ºI e 6ºI), após terem lido e analisado a Lenda da que mal pica, de Teófilo Braga, tiveram oportunidade de desenvolver a técnica do resumo e o diálogo. De seguida, aplicaram as técnicas da banda desenhada anteriormente estudadas e transformaram a lenda estudada numa BD.

Esta tarefa foi desenvolvida nas aulas de Língua portuguesa, em oficina de escrita, e foi realizada em trabalhos de pares.

Deste exercício resultaram trabalhos repletos de cor e conteúdo, tal como pode ser observado nas fotografias.



http://megaswf.com/serve/1111458

domingo, 10 de abril de 2011

PIEF participa na Semana da Leitura

No dia quinze do mês de março, os alunos da turma Pief 9º I, apresentaram no auditório do bloco 1 da E.B. 2,3/S de Arcos de Valdevez, a peça de teatro “A Cinderela”, uma adaptação de Jaime Ferreri, no âmbito da Semana da Leitura, numa colaboração com a BE/CRE da Escola. Esta pequena peça evidencia determinadas atitudes a repensar e valores a adquirir por todos. Os “atores” representaram ao som de boa música clássica e o seu desempenho em palco foi coadjuvado por imagens projetadas, servindo estas também de cenário.
Estiveram a assistir a esta representação diversas turmas da escola, acompanhadas por docentes, em dois momentos distintos: a primeira ocorreu às dez horas e vinte minutos e a segunda às onze horas e cinquenta e cinco minutos. Saliente-se que o auditório esteve sempre repleto de entusiasta audiência e que os nossos atores souberam estar, tendo-se comportado de forma adequada e responsável.
Esta representação resultou de um trabalho multidisciplinar, envolvendo toda a equipa pedagógica e as Técnicas de Intervenção Local e teve como objectivo principal promover a integração escolar dos discentes. É de referir que este tipo de atividade vai de encontro ao perfil destes alunos, pois, de uma forma mais lúdica, desenvolveram outras competências, nomeadamente a expressão oral, a leitura (compreensão/interpretação e ato de ler), mas também aprenderam a adequar comportamentos, desenvolveram o sentido de responsabilidade, concentração, atenção e espírito de entreajuda.
A turma Pief do 9º H apresentou na mesma altura uma actividade subordinada ao tema dos Direitos da Criança. Os elementos da turma declamaram alguns dos direitos inscritos na Convenção dos Direitos da Criança com o objetivo de os divulgar e promover.
Neste mesmo dia, às catorze horas, os nossos alunos assistiram na Casa das Artes à peça de teatro Auto da Barca do Inferno, de Gil Vicente, levada à cena pelo Filandorra – Teatro do Nordeste, sob encenação de David Carvalho. Os alunos adoraram a representação e souberam estar.
Foi, assim, um dia repleto de emoções e de aprendizagens!






Visita a Guimarães

A visita decorreu de forma muito satisfatória, com todos os alunos a revelarem comportamentos adequados aos diferentes espaços visitados. A actividade iniciou-se com a visita à exposição "O Mundo dos Dinossauros". Neste espaço os alunos observaram fósseis de diferentes espécies dinossauros e diversa informação relativa ao seu modo de vida (carnívoros/herbívoros, terrestres/aquáticos/voadores), e características físicas. Por último, visualizaram um filme sobre as condições de vida que os dinossauros tinham de superam para conseguirem sobreviver no seu meio ambiente. E que tal como nos tempos remotos a vida actual é influenciada pelos mesmos princípios e constrangimentos.
Na parte da tarde, a visita prosseguiu com a visita ao Paço dos Duques de Bragança, a qual foi antecedida por um piquenique nos jardins e exploração do Castelo de Guimarães. Os alunos foram levados a reflectir sobre a importância deste castelo na formação de Portugal, símbolo da perseverança e superação de dificuldades. Os alunos puderam apreciar a arquitectura do Paço e estabelecer diferenças com a actual. Foram ainda direccionados para a necessidade de proteger o património comum, bem como dos esforços económicos para a preservação e manutenção destes espaços.



PIEF dos Arcos - Visita Viana do Castelo

A actividade iniciou-se com a visita ao Teatro Municipal Sá de Miranda, espaço magnífico que deslumbrou todos e enriqueceu o imaginário destes discentes, tranportando-os para um universo distante do seu. Nesse espaço, os alunos assistiram desde os camarotes à peça de teatro "Era uma vez um Dragão", encenação do Centro Dramático de Viana (CDV) de um texto do dramaturgo António Manuel Couto Viana. Trata-se de um texto em verso, rico em simplicidade e doçura, um misto de imaginação e de magia  que aborda os temas das brincadeira e das amizades na procura de uma resposta à questão: existirão dragões como nos livros?
Os alunos, na sua maioria, ficaram "presos" à história e saíram do teatro com um sorriso no rosto.
Após a hora do almoço, foi tempo de fazer uma visita ao Navio "Gil Eannes". Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer este importante navio que se encontra em exposição na antiga doca comercial de Viana do Castelo. Foi uma visita guiada onde os alunos puderam conhecer a Fundação Gil Eannes que tem tido como objectivo transformar o Gil Eannes num espaço museológico, contribuindo para o desenvolvimento cultural, turístico e científico . Assim, como puderam verificar que têm sido feitas várias obras de reabilitação e restauro ao longo dos anos, proporcionando aos visitantes o contacto com os diversos espaços do navio e adquirindo um pouco da história que estes têm para contar.







sexta-feira, 18 de março de 2011

Os riscos do ruído

No âmbito da Semana da Ciência e Tecnologia 2011 - as turmas participaram num concurso para elaborar um folheto de alerta relativo aos riscos do ruído para a saúde humana.

segunda-feira, 14 de março de 2011

Projecto ReciclOhArte

O PIEF dos Arcos aceitou o desafio lançado pelo PIEF de Mourão e irá participar no Concurso ReciclOhArte.

O concurso tem como objectivo que cada turma inscrita participe com uma peça artística construída com materiais reciclados e reutilizáveis, sendo que todas devem ser subordinadas ao tema: “Diversidade Animal”.
A exposição das peças inscritas será realizada no Jardim Municipal de Mourão, do dia 30 de Maio até ao dia 17 de Junho. A divulgação das peças vencedoras ocorrerá no dia 21 de Junho.

domingo, 13 de março de 2011

Visita da Directora do PIEC a Arcos de Valdevez

No dia 18 de Janeiro recebemos a visita da Sr. ª Directora do PIEC, Dr.ª Fátima Matos e do Coordenador da Região Norte Dr. Orlando Fernandes na Escola E.B 2-3/S de Arcos de Valdevez.
A Directora quis de imediato conhecer-nos. Um a um perguntou o nosso nome, qual era a nossa freguesia, se gostávamos de estar no PIEF e há quanto tempo estávamos cá.
Explicou-nos ainda como surgiu o programa PIEC que antes se chamava PETI e todas as mudanças que têm ocorrido desde o início.
Neste dia, estiveram presentes os nossos professores, Jaquelina Alves, Filipa Silva, Fernando Cerqueira, José Pires, Anabela Lobato, Ana Pimenta, Dilermando Carvalho, Helena Amorim, o Director da nossa escola: Professor Carlos Costa, Prof. Natércia Ventura, a Dr.ª Helena Barros, Técnica da Equipa Móvel do Alto-Minho e as Técnicas de Intervenção Local: Isabel Pires e Cristina Morêncio.
Apresentamos alguns sketches que ensaiados no decurso das aulas de Expressão Dramática, como o “Bucha e Estica, “Funerária” e “Açúcar ou veneno?” Depois mostramos aos presentes as fotos dos trabalhos realizados ao longo do período.
Dançamos ao som de ritmos africanos e a Sr.ª Directora dançou connosco. Aproveitamos para dizer que dança muito bem! Aliás, aprendeu depressa os passos da nossa dança. Foi muito divertida esta manhã e esperámos que venha mais vezes visitar-nos porque tal como lhe prometemos estamos a esforçar-nos para que as nossas apresentações teatrais sejam cada vez melhores.






quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

ECO MUNDO VERDE A.E.V.

 Mundo Verde A.E.V.

Os 7P’s

Projecto “Oleão”
Projecto “Eco-Escolas”
Projecto “Ponto-electrão”
Projecto “Tampinhas”
Projecto “Clube Vida_verde”
Projecto “GreenCork”
Projecto “Recolhas”
 
 
Este projecto irá envolver as escolas do Agrupamento de Escolas de Valdevez, bem como outras entidades.
 E, B 2/3 S Arcos de Valdevez
Centro Escolar de Sabadim
Infantários
Câmara Municipal

Insere-se numa lógica de consciencialização ecológica, da solidariedade, do voluntariado e de promoção da Cidadania.

As turmas PIEF do Agrupamento, à semelhança do ano lectivo anterior, associam-se a esta iniciativa e ficam responsáveis pelo Projecto "Tampinhas" na recolha e armazenamento do material recolhido pelas restantes turmas do Agrupamento.

“Marcha pela Vida”

“Marcha pela Vida” 

No âmbito das comemorações dos 70 anos da Liga Portuguesa contra o Cancro, realizou-se no dia 25 de Janeiro um percurso pela vila com a participação de todas as turmas do Agrupamento acompanhados pelos professores. As nossas turmas  PIEF elaboraram a faixa que encabeçou a marcha.