O processo de inclusão passa por todo o trabalho desenvolvido pela equipa pedagógica, professores, monitoras e técnicas do Peti, na resolução das diversas situações do dia-a-dia destes jovens, na mediação de conflitos, no "ouvir" dos seus problemas e mesmo o pôr a descoberto situações de carência de afectos, de precariedade, negligência e abuso com que por vezes nos deparamos.
Em suma, a medida PIEF é mais abrangente do que a simples luta contra o trabalho infantil, passa sobretudo pela inclusão de jovens que estão à margem da Escola, na sua componente formativa e socializadora.
O director de turma
Dilermando Carvalho
quarta-feira, 18 de junho de 2008
Acreditar...
ACREDITAR...
Acreditar no sonho
Acreditar na esperança
Acreditar no desafio de
Acreditar nos desacreditados
Acreditar no costurar fragmentos dos que no sistema acreditaram
Acreditar no calcetar vidas tão precocemente esburacadas.
Acreditar no brilho do Sol num olhar desacreditado.
ACREDITAR...
Acreditar que sou Professor
Acreditar que consigo reconstruir, alicerçar e edificar um ser fragmentado, desafectivado,
nú de emoções, de crenças e de Esperança.
Excluídos,
Excluídos dos afectos
Excluídos das normas criadas sem acreditar
Excluídos dos manuais - desacreditados - que as normas acreditaram.
Excluídos de ser Criança
Excluídos de ser Jovem
Excluídos de ser Gente acreditado.
MAS...
Acreditei no desafio
Acreditei nestes seres desacreditados pelo sistema
Acreditei e fiz acreditar que há: emoções, há afecto, que há fé e há esperança.
Acredito porque ser Professor
É ser oleiro de um inesgotável e imensurável filão de fino barro.
Acredito...
Acredito porque há palavras:
Paralisar
Persistir
Poder
Permitir
Persuadir
Preocupar
Excluir
Educar
Emergir
Encaminhar
Edificar
Tudo
Teimosia
Tolerância
Ternura
Importância
Imponente
Inconstante
Incapaz
Inconsciente
ACREDITO porque Palavras e Esperança Tudo Incluem - PETI
ACREDITO porque sou PROFESSOR e sempre que for necessário edificar um ser estarei presente.
Professora do 1º Ciclo destacada para o PIEF
Maria Jesus Pereira
Acreditar no sonho
Acreditar na esperança
Acreditar no desafio de
Acreditar nos desacreditados
Acreditar no costurar fragmentos dos que no sistema acreditaram
Acreditar no calcetar vidas tão precocemente esburacadas.
Acreditar no brilho do Sol num olhar desacreditado.
ACREDITAR...
Acreditar que sou Professor
Acreditar que consigo reconstruir, alicerçar e edificar um ser fragmentado, desafectivado,
nú de emoções, de crenças e de Esperança.
Excluídos,
Excluídos dos afectos
Excluídos das normas criadas sem acreditar
Excluídos dos manuais - desacreditados - que as normas acreditaram.
Excluídos de ser Criança
Excluídos de ser Jovem
Excluídos de ser Gente acreditado.
MAS...
Acreditei no desafio
Acreditei nestes seres desacreditados pelo sistema
Acreditei e fiz acreditar que há: emoções, há afecto, que há fé e há esperança.
Acredito porque ser Professor
É ser oleiro de um inesgotável e imensurável filão de fino barro.
Acredito...
Acredito porque há palavras:
Paralisar
Persistir
Poder
Permitir
Persuadir
Preocupar
Excluir
Educar
Emergir
Encaminhar
Edificar
Tudo
Teimosia
Tolerância
Ternura
Importância
Imponente
Inconstante
Incapaz
Inconsciente
ACREDITO porque Palavras e Esperança Tudo Incluem - PETI
ACREDITO porque sou PROFESSOR e sempre que for necessário edificar um ser estarei presente.
Professora do 1º Ciclo destacada para o PIEF
Maria Jesus Pereira
quarta-feira, 11 de junho de 2008
Trabalhos de pesquisa sobre a exclusão
Subscrever:
Mensagens (Atom)